Síndico: prepare-se para a Copa!

Blog

Síndico: prepare-se para a Copa!

Você também é um dos que estão aguardando ansiosamente pela Copa do Mundo na Rússia? Assim como você, a maioria dos moradores também estão contando os dias para assistir aos jogos e torcer pelo nosso país. Mas, se você é síndico, já sabe que junto com a comemoração vem também a preocupação com o excesso de barulho no condomínio. Para você já ir se preparando e tirar de letra o assunto, nós separamos algumas dicas para você. Vem conferir!

Reunindo a torcida

Você pode promover eventos para integrar os moradores durante os jogos. Que tal reservar um espaço comum para que todos possam assistir juntos? Além de melhorar o convívio social, a prática também ajuda a controlar a segurança e a zeladoria do condomínio. Pesquise e defina as datas em assembléia.

Casa cheia

Em dias de jogos é normal os moradores receberem até o dobro de visitantes em casa. Isso significa cuidado redobrado em relação à segurança do condomínio. Oriente os moradores a avisar que os procedimentos estipulados no regulamento interno devem ser seguidos à risca, sem exceções. Peça para que eles estreguem na portaria uma lista com o nome e o RG de cada convidado, para que o porteiro possa conferir. Falando em porteiros, outra dica é evitar dar férias nesta época do ano.

Nada de televisão na portaria

O mais indicado é que o porteiro não tenha contato com os jogos durante o horário de expediente, mas, como ninguém é de ferro e todo brasileiro é apaixonado por futebol, uma ou outra exceção pode ser feita. Nesses casos, disponibilize um rádio para que o colaborador possa ouvir os jogos, afinal, sua visão deve estar 100% focada no ambiente e na segurança do prédio.

Decoração

Aqui vale sempre o bom senso. Uma bexiga ou bandeira na sacada não geram nenhum prejuízo, mesmo assim, é importante salientar que nenhuma decoração deve estragar a pintura ou qualquer aspecto do prédio. Quanto a decoração das áreas comuns, é necessário aprovar em assembléia o que os moradores desejam e qual será o custo disso.

Fogos de artifício

Esse é um assunto muito sério. A permissão ou proibição aos fogos de artificio devem constar no regulamento interno aprovado em assembleia. Caso seu condomínio permita a utilização é importante ressaltar que apenas dois tipos são permitidos, de acordo com o Decreto nº 3665 de 20 de novembro de 2000.

Classe A: a) fogos de vista, sem estampido; b) fogos de estampido que contenham até 20 (vinte) centigramas de pólvora, por peça; e c) balões pirotécnicos;

Classe B: a) fogos de estampido que contenham até 25 (vinte e cinco) centigramas de pólvora, por peça; b) foguetes com ou sem flecha, de apito ou de lágrimas, sem bomba; e c) "pots-à-feu", "morteirinhos de jardim", "serpentes voadoras" e outros equiparáveis.

Vale lembrar que o descumprimento à legislação pode levar o condômino infrator a responder cível e criminalmente;

Barulho é assunto sério

Converse com os moradores e, se possível, envie uma cartilha para todos comemorando o evento, mas, ressaltando que o bom senso deve prevalecer acima da torcida. Deixe claro que o descumprimento às regras gerará multa para a unidade e que, dependendo da infração, a polícia pode ser acionada, podendo o condômino, além de pagar a multa, responder processo criminal.

Confira o modelo de cartilha que separamos para você!

Copa do Mundo

Caros condôminos,

A Copa da Rússia está se aproximando e nós todos queremos torcer pelo nosso país. Mas, para curtir os jogos com diversão e sem dores de cabeça é importante seguir algumas dicas. Vamos lá?

  • Envie uma lista com o nome e RG dos seus convidados para a portaria;
  • Não permita que seus convidados transitem livremente pelas áreas comuns;
  • Lembre-se: você é responsável por todas as ações dos seus convidados;
  • Não é permitido pintar as áreas comuns do condomínio sem prévia aprovação em assembleia;
  • Não solte rojões na sua sacada para evitar barulho em excesso e possíveis acidentes;
  • Cornetas e vuvuzelas devem ser utilizadas com moderação, sempre respeitando o horário do silêncio e nunca após às 22h;
  • É vetado o consumo de bebidas alcoólicas nas áreas comuns do prédio.

Não esqueça que o descumprimento às regras pode gerar multa e, dependendo do caso, a autoridade policial será acionada.

No mais, é só se divertir e torcer muito pelo nosso Brasil!

Outras Notícias