Vida em condomínio x Copa do Mundo

Blog

Vida em condomínio x Copa do Mundo

Copa é sinônimo de festa e confraternização. No entanto, regras existem para ser cumpridas e o bom senso precisa ser soberano para garantir a diversão de todos e evitar incômodos e frustrações entre os moradores.

A Copa do Mundo 2022 começa no dia 20 de novembro no Catar. E mesmo que a seleção brasileira só pise nos gramados no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, muitas famílias e amigos já começam a se preparar para assistir a partida inicial entre Qatar e Equador.

 

Copa do Mundo significa uma “pausa” na correria do dia a dia para grudar na telinha e ver de perto os gols mais disputados. Significa também mais pessoas em casa, disputa nas reservas de áreas comuns do condomínio e, por consequência, barulho.

Portanto, já é hora para que os síndicos se preparem para organizar a vida em comunidade para que todos possam aproveitar com tranquilidade e segurança esse momento, não é mesmo?

Esquema tático do síndico

Se barulho durante partidas de futebol já são normais em jogos corriqueiros, imagina uma partida de Copa do Mundo. E é comum que durante essa época alguns moradores excedam seus limites e gerem algum tipo de incômodo entre os vizinhos. Quem precisa entrar em campo é o síndico! O síndico precisa organizar seu próprio esquema tático e relembrar a todos as regras da boa convivência. Copa é sinônimo de festa e gente reunida, especialmente nos jogos do Brasil. Por isso, bom senso precisa estar acima de tudo, para garantir a diversão, e não colocar em risco a comodidade, segurança e bem-estar do condomínio como um todo.

DICA: que tal preparar uma cartilha especial “COPA DO MUNDO 2022” e entregar aos moradores? Pode ser no mural, no e-mail, no grupo de whats. Pode ser colocada nas áreas comuns do condomínio, na caixinha de correio. Pode acompanhar a taxa condominial. O importante é organizar as informações e comunicar, esclarecer as regras e alertar para as penalidades e multas em caso de descumprimento.

O que devo comunicar?

  • Calendário de jogos, com datas e horários: assim todos ficam cientes!
  • Orientar para que, em caso de confraternizações (mesmo que dentro da unidade privada) seja deixada uma lista de nomes de convidados na portaria a fim de garantir a segurança de todos. A lista deve vir acompanhada de nome e documento, que devem sim ser conferidos pelos porteiros antes do acesso ao condomínio.
  • Regras para estacionamento e acesso de visitantes.
  • Antecipar as reservas das áreas comuns e, em caso de disputa extrema pelo espaço, organizar sorteios prévios.
  • Reforçar quais sãos os horários permitidos para barulhos e, mesmo assim, orientar que todos evitem barulho em excesso, principalmente fora dos horários previstos no regimento interno.
  • Não usar fogos de artificio.
  • Quais são as multas/penalidades em caso de cada infração prevista em regimento?

IMPORTANTE: caso no seu condomínio exista um histórico comprovado de ocorrências com moradores que passem do limite em dias de jogos ou festas, a cartilha pode ser ainda mais enfática, informando inclusive que, a depender da caracterização da infração, uma autoridade policial pode ser acionada, podendo o condômino – além de pagar a multa – responder por processo.

Integrar moradores

Se por um lado a copa pode trazer um incômodo em razão das comemorações e barulheiras típicas do campeonato, ela também é uma excelente oportunidade para integrar os vizinhos e reforçar a boa convivência. Que tal o síndico organizar um espaço na área comum para que todos possam, juntos, assistir aos jogos?

  • Faça uma pesquisa entre os moradores e abra votação (informal – sem necessidade de assembleias) para saber se a ideia é de interesse coletivo.
  • Se todos (ou a maioria) gostarem da ideia, definam em conjunto a melhor forma para organizar a transmissão, bem como o rateio das despesas entre os moradores.
  • Esse espaço pode ser a garagem, um deck, uma área gourmet ... enfim! Basta colocar um projetor, um televisor maior, colocar pufes no chão, cadeiras que cada um pode levar de casa .... bebidas e petiscos e tudo estará pronto para torcer.
  • Inclusive, essa alternativa é muito boa, pois facilita o controle da organização do condomínio. Já que em um dia de muita movimentação e “bagunça” estarão todos reunidos em um único espaço facilitando então o trabalho da zeladoria e segurança condominial.

Eventos como esse são excelentes para melhorar o convívio social!

Cuidados na portaria

 

- Uma pesquisa da Lelllo Condomínios sugere que, se possível, os síndicos evitem conceder férias aos colaboradores durante a Copa do Mundo.

- José Elias de Godoy, consultor de segurança e autor renomado no assunto, sugere liberar para porteiros rádio para que possam acompanhar os jogos, uma vez que televisões e celulares com TV podem distrair a atenção deles. Os porteiros precisam estar atentos.

- Ser rigoroso na conferência da lista de visitantes autorizados pelos moradores e não hesitar, sob nenhuma hipótese, em interfonar ao morador para conferir possíveis nomes fora da lista.

Confira a tabela de jogos:

https://www.google.com/search?q=jogos+copa+2022&source=lmns&bih=754&biw=1536&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiQ3tiXt9P5AhWtNrkGHdFzCRYQ_AUoAHoECAEQAA#sie=lg;/m/0fp_8fm;2;/m/030q7;mt;fp;1

Outras Notícias