Você está precisando aprender a aprender?

Blog

Você está precisando aprender a aprender?

Quem quer se manter sempre atualizado, ocupar cargos importantes e construir uma carreira de sucesso precisa, entre muitas coisas, ter uma conduta de aprendizagem ativa, além de estratégias de aprendizagem. As tecnologias disruptivas mudaram o mercado e estão, a cada dia, exigindo mais e mais dos profissionais! Mais competência, mais habilidades, mais atitudes, mais conhecimento, mais técnica.

Literalmente, o profissional dos tempos atuais precisa aprender a aprender!

E isso precisa ser constante, precisa ser prioridade na rotina.

Você sabia que existem, comprovadamente, muitas técnicas de aprendizagem que vão te auxiliar a observar conteúdos de forma eficiente e ágil!

Hoje listamos para vocês três importantes dicas:

Como posso saber que aprendi?

É bem simples, na verdade: você precisa estar atento e ter consciência do seu processo de aprendizagem quando reconhece que realmente aprendeu. Ler um livro novo, assistir a um vídeo e participar de uma aula on-line não significa realmente que você absorveu um novo conteúdo. Adriano Mussa, cocriador e diretor acadêmico e de inteligência Artificial do LIT, dá importantes dicas que a gente vai compartilhar agora com você!

Dica 01: Para aprender algo de verdade você precisa responder mais do que apenas “quando” e “o que”. É necessário explicar “por que” e “como”.

Dica 02: Modo focado: é um “método” de aprendizado no qual uma pessoa se concentra em alguma tarefa bem específica, como se sentar na mesa e estudar!

Dica 03: Modo difuso: são aqueles momentos mais “relax” que a gente acaba deixando a mente fluir.

No entanto, para que o aprendizado seja realmente eficiente, é preciso unir as duas modalidades!

 

“Parte superior do formulário

Dormir é um modo difuso fundamental. Por isso, as vezes quando estamos muito focados em um problema, vamos dormir e, ao acordar, parece que a solução surge. Essa alternância faz milagre na nossa aprendizagem”. (Mussa)

 -

Consolide o conhecimento!

Para “fixar” um novo conceito em nossa mente ele precisa estar na nossa memória de longo prazo.

Isso significa que é preciso estabelecer conexões com outros conteúdos e, pouco a pouco, liberar a memória de “curto prazo” para a chegada de novas informações, o que só acontece com bastante prática.

Exercite!

Quando mais treinamento, melhor!

Outras Notícias