Condotech

Blog

Condotechs

Você já ouviu falar nas condotechs? Se você está no mercado condominial, fique atualizado com as inovações que vem por ai.

Cada vez mais, estamos vivendo o mundo das startups, que nos trazem soluções inovadoras em vários setores, facilitando nossas vidas no dia-a-dia. Por exemplo, as fintechs são startups ligadas ao sistema financeiro (e que já estão tirando o sono dos bancos tradicionais), as agtechs trazendo soluções para o agronegócio (é a agricultura 4.0), as lawtechs facilitando a nossa vida na área jurídica, sem falar, nas já famosas “air bnb”, “uber” ou “ifood”.

Um novo tipo de startup está surgindo: as condotechs que vem trazer soluções criativas para os condomínios. Afinal, um terço da população brasileira vive em moradias do tipo condomínio, gerando um PIB de cerca de R$ 165 bilhões e com 420 mil síndicos. Em outras palavras, trata-se de um dos mais importantes segmentos econômicos do Brasil. Os condomínios fazem parte de uma tendência de verticalização das cidades, ou seja, o adensamento habitacional nas áreas mais centrais, por terem melhores infraestrutura urbana. Esta é uma tendência irreversível, muito embora haja também uma reação a esse adensamento, que são as edge cities, ou cidade das bordas, com bairros condominiais formados por pessoas que preferem morar em áreas mais distantes e menos populosas, pois desejam viver em espaços verdes e com maior tranquilidade.

Onde entram as condotechs
As condotechs são startups focadas em soluções para o mercado condominial. Seja os condomínios mais próximos do centro ou os mais distantes, o surgimento de startups que trazem tecnologias à gestão dos condomínios, reduzindo custos para os condôminos é uma tendência nos próximos anos. A redução de custos se fundamenta nas chamadas economias compartilhadas, ou seja, as startups necessitam compartilhar o tempo inteiro, trabalharem juntas, e estarem em um ambiente favorável para a colaboração entre elas. Assim, todos ganham.
Há condotechs formadas por várias startups, pois estas empresas trabalham com diferentes tecnologias para condomínios, envolvendo serviços dentro de uma lógica de economia compartilhada usando aplicativos, internet das coisas e ferramentas para condomínios. Juntas, estas várias startups oferecem pacotes de soluções para os condomínios.

Vamos a seguir citar duas soluções para condomínios, geradas por startups. Uma delas diz respeito a caixas postais eletrônicas que transformam o recebimento, guarda e gestão de encomendas em um autosserviço. Na prática, o usuário cria uma caixa postal em um dos pontos de coleta – que pode ser no condomínio, caso tenha um armário instalado por lá. Ao fazer a compra, ele informa a caixa postal para receber o produto. O entregador, ao chegar no local, vai localizar a caixa, validar a operação no sistema e fazer a entrega. O comprador será avisado em tempo real sobre a entrega e poderá fazer a retirada quando quiser ao digitar um código no armário. Tudo sem a necessidade de alguém para receber e guardar o produto.
Um outro tipo de startup para condomínios traz uma solução de aluguel de eletrodomésticos, importante para quem mora em apartamento compacto, e utiliza alguns eletrodomésticos poucas vezes por mês e sem espaço para guardar estes equipamentos. Lavadora extratora, aspirador de pó, furadeira e panela de pressão elétrica são alguns dos itens à disposição para o aluguel. Os clientes podem fazer locações pontuais ou optar por uma assinatura mensal para ter acesso ao portfólio da startup.

As condotechs, startups focadas no mercado condominial, estão nascendo a todo momento. Fique atento, muitas soluções que irão facilitar a vida dos moradores estão chegando e o síndico precisa estar alerta para proporcionar as inovações que façam sentido para a sua gestão. Quer saber mais sobre cases de condotechs, esteja sempre conectado ao Portal do Conhecimento Condominial do SECOVI-PR UNIHAB, que a nossa equipe está atenta as novidades e informa para você que é assinante.
Lembrando, a assinatura do Portal do Conhecimento Condominial é gratuito aos associados do SECOVI-PR. Não está inscrito, clique aqui!

Outras Notícias