Férias do síndico: cuidados que precisam ser tomados antes de viajar

Blog

Férias do síndico: cuidados que precisam ser tomados antes de viajar

Como todo trabalhador, o síndico também tem direito a férias. Depois de um ano árduo de trabalho, se responsabilizando pelo bem estar de todos os moradores, nada mais justo que se dar um merecido descanso! Mas, antes de fazer as malas, o síndico deve deixar tudo organizado para que tudo corra tranquilamente durante sua ausência, evitando surpresas desagradáveis ao voltar de viagem.

Mas então, por onde começar? Marque reuniões com o subsíndico ou a pessoa responsável por substituí-lo neste período. Caso haja uma administradora responsável, informe o período que estará ausente e apresente seu substituto.

É importante ficar atento à data das férias, porque caso não seja em período de festas, quando o judiciário está em recesso, será necessário nomear, por escrito e com firma reconhecida, uma pessoa que vá representar o condomínio caso haja alguma audiência.

O zelador é o braço direito do síndico, por isso, certifique-se que ele está bem informado sobre as regras e também entregue a ele uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno. Deixe com ele seu telefone de contato, caso haja alguma emergência.

Em relação aos pagamentos a serem feitos durante as férias do síndico, é necessário agendá-los e observar os funcionários que também estarão de férias no período, para que os papéis estejam assinados e que seja concedido o pagamento de ⅓ de férias previsto em lei. O síndico também deve organizar e autorizar a escala de trabalho dos funcionários, principalmente no período de festas de Natal e Ano Novo.

Mantenha sempre um Livro de Ocorrências na portaria para que sejam registrados quaisquer desrespeitos ao Regulamento Interno e a Convenção do condomínio. É ali também que serão anotados todas as decisões que o responsável tomou no período.

Falando em desrespeito, é nesta época que costuma aumentar a quantidade e a frequência das reclamações relacionadas à barulho, horário de uso de equipamentos, salão de festas, entre outros.Desta forma, é dever do síndico se certificar que o responsável pelo condominio e o síndico estão instruidos e prontos para lidar com estas situações de maneira correta.

Outra situação que costuma ocorrer com maior incidência nesta época, são os assaltos. Então é importante que todos os funcionários estejam alertas aos cuidados de segurança, evitando colocar os moradores em risco. Lembre-se: pequenos descuidos são a oportunidade perfeita para o ladrão entrar em ação!

Telefones úteis a serem deixados com o zelador e subsíndico

● Telefone da administradora do condomínio (se houver);
● Membros do conselho;
● Empresa de conservação/manutenção do elevador;
● Empresa de segurança / monitoramento;
● Demais empresas de manutenção (portões, bombas etc.);
● Delegacia mais próxima;
● Corpo de bombeiros da região;

Agora que você já sabe tudo que precisa estar em ordem antes das suas férias, pode fazer as malas e boa viagem!

Outras Notícias