Como ser um Super-Síndico!

Blog

Como ser um Super-Síndico!

1. Organizado

Um bom síndico, é um síndico organizado. Saber todas as demandas, de quem cobrar cada uma delas e o que deve ser feito é crucial para uma boa gestão.
Quer saber um aliado? Check-lists! Com as demandas temporárias e as emergenciais, assim vai ser fácil gerir elas e dar a devida importância a cada uma.

2. Trabalho em equipe

Sabendo que se lida com pessoas, opiniões e humanos, o trabalho em equipe é importantíssimo para tudo ser feito. Principalmente, porque um condomínio funciona com colaboradores e funcionários, nunca sozinho. Quando estes são bem tratados pelo síndico, eles terão motivação para trabalhar mais e melhor, e assim você será querido por todos, recebendo sempre o apoio deles!

3. Estar On e Offline

Hoje em dia, tudo está no meio digital. Banco, leis, emails, telefones, WhatsApp e câmeras de segurança, por exemplo. Para ser considerado um bom síndico, é bom estar conectado com tudo isso, todo o tempo necessário. Isso dá a segurança aos moradores e principalmente, um entendimento global de tudo à você mesmo. É estar conectado com seu condomínio, onde estiver!

4. Se aprimorar

Nunca se sabe o suficiente. Se aprimorar e estar ligado com as novas tecnologias é muito importante. As leis, por exemplo, mudam e as propostas de legislação também.
O conhecimento ainda pode ser estendido aos colaboradores, que farão da sua gestão, uma gestão melhor e mais sábia.

5. Conduzem bem assembleias

A assembleia é onde tudo acontece. Escolhas, opções, aspectos que dizem respeito a todos. Portanto, um bom síndico sabe conduzir com cordialidade esse momento, ouvindo a todos e conduzindo o momento sem confusões.
Além de estar bem preparado para as assembleias, é importante estar presente no dia a dia do condomínio e acompanhar o conselho, verificando se tudo está correndo bem e todos os serviços sendo bem prestados.

6. Pensar no futuro

Atrelado ao ponto 4, pensar no futuro é muito importante. Basta pensarmos nas mudanças que ocorreram nos últimos anos. Você estava preparado? Se sim, apostamos que foi mais fácil você se moldar as novas tecnologias. Se não, o processo é sempre mais lento, demorado e principalmente difícil de entender. Então, pense no futuro, nas tecnologias, nas facilidades que aí virão. Esteja preparado para elas!

7. Ter uma meta e objetivo

Saber onde quer chegar é primordial, trabalhar com um objetivo também. Porque para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom. O que você quer com seu condomínio? Quer ser o melhor da região? O mais seguro? Quer ser o síndico da boa gestão? Ou apenas realizar as demandas do dia a dia? Pense nisso!

8. Convivência

Numa comunidade heterogênea como um condomínio, os conflitos e confusões são inevitáveis. Por causa de sons, ações, ou o quer que seja. Por isso, um super-síndico é aquele que consegue catalisar essas demandas, resolvendo-as amigavelmente e principalmente, sem favorecimentos!

9. Orçamento

A organização orçamentária é tudo em condomínio, afinal, nada se faz sem dinheiro, certo? Os síndicos sabem bem do que estamos falando. Então, a previsão orçamentária é algo para se trabalhar sempre, verificando o passado e gastos anteriores, prevendo gastos do futuro e principalmente usando as verbas para aquilo que foi destinado, não saindo do objetivo nunca. Diminuir as inadimplências também é um fator muito importante para que o condomínio não sofra com relação ao quesito monetário. Pense em formas de diminuí-las sempre que conseguir.

10. Comunicação e transparência

Comunicação é transparência e a comunicação do síndico com os moradores dá a ideia de segurança aos mesmos. Fornece a sensação de que o síndico está realizando bem o seu trabalho, se preocupando com as demandas necessárias, fazendo o que é preciso e principalmente se preocupando com tudo e com todos. Comunicar o que está fazendo é muito importante, todos ficam a par e esclarecidos, evitando confusões e desentendimentos!

E aí, depois de todos esses pontos, você é um super-síndico? Ou faltam alguns pontos?
Não é difícil, certo? É só trabalhar nisso!

Boa sorte e torcemos por vocês!

Outras Notícias