Você está a caminho da Excelência?

Blog

Você está a caminho da Excelência?

Antes de tudo, duas perguntas: Você sabe quais são os dois principais objetivos da sua Empresa para este ano? Qual o principal problema que ela enfrenta?

Se você tem a resposta para ambas perguntas, Parabéns, você está no caminho certo para um planejamento eficaz, agora, se aí dentro está latejando um “não sei”, precisamos conversar sobre Eficiência e Eficácia.

No cenário empresarial atual nos deparamos com muitos conceitos mal interpretados ou então ineficazmente colocados em prática. Não vamos aqui discutir sobre o conceito de eficiência e eficácia, mas sim entender como elas podem fazer maravilhas se inseridas corretamente em um cenário ideal.

Entender o principal objetivo estratégico da Empresa e também seu principal problema está diretamente ligado à eficiência e eficácia dos planos de ação de qualquer setor organizacional. Permita-me ser mais direta, alinhar as pessoas, equipes e lideranças de maneira engajada e que promova ÓTIMOS resultados.

Reparem que PESSOAS estão diretamente ligadas a ÓTIMOS resultados, pois sim, elas são literalmente a alma da Empresa! Empresas de excelência, Pessoas de excelência e para alcançar esse ótimo resultado, é preciso ter essas pessoas alinhadas e respirando a mesma motivação que o Presidente da Empresa respira todos os dias, precisam também ter a cultura que os sócios, aqueles que começaram pequenos e com brilho nos olhos, criaram e perseguem até hoje nesta mesma empresa que agora tem 100+ funcionários. Isso não acontece sozinho e nem por osmoze, é preciso guiar, TREINAR.

E aí nos deparamos com outro problema, Treinar?! Exatamente!

Você já viu uma equipe de futebol na série A sem treinar? Ou uma bailarina profissional sem ensaiar? Para ótimos resultados, treinamento! E esse é outro que o conceito não é bem aplicado na prática, afinal, enxergamos um grande espaço distorcido entre o treinamento e o dia-a-dia. É esse espaço que deve ser ajustado e corrigido para se chegar à excelência, fora a falta de alinhamento com os objetivos e problemas a serem enfrentados, a falta de customização das habilidades a serem adquiridas e a ausência de supervisão seguida de ajustes, acarretam na ineficiência, ineficácia e descrença nessa prática tão necessária às Empresas.

Repense, reflita, faça a análise de como está a sua Empresa hoje, vocês estão a caminho da Excelência? Lembre-se, não há no mercado Empresas de Excelência, sem pessoas de Excelência.

Outras Notícias