O que você acha de Compliance Condominial?

Blog

O que você acha de Compliance Condominial?

De tradução vinda do inglês, o significado de compliance é “agir em conformidade, agir de acordo com uma regra ou procedimento”. Trazendo para o mundo dos condomínios, pode ser definido como agir conforme a lei ou o combinado.

Em uma época onde fala-se tanto sobre corrupção, escândalos e fraudes, principalmente envolvendo empresas privadas, ressurge um sentimento emergencial e uma consciência de agir conforme o que é certo. É aí que o compliance chegou a áreas diferentes da área empresarial, na qual já atuava.

Na realidade condominial, também são comuns assuntos como os de comissões indevidas, desvio de valores e falta de responsabilidade trabalhistas ou tributárias.  Pontanto, passar a ter um processo mais limpo e transparente é necessário.

Dessa forma, o compliance funciona como revisão aos procedimentos adotados pelo condomínio para caso haja algum problema ou incorreção, isso seja encontrado e sanado. Então para isso, as práticas a serem feitas passam desde guias de impostos que foram pagas, melhor avaliação de empresas a serem contratadas, cartilhas de ética e conduta específicas à realidade do condomínio, discussões periódicas entre síndicos, conselhos e moradores, entre muitas outras a serem pensadas e realizadas.

O compliance na área trabalhista também pode ser inserido no processo de compliance condominial, uma vez que muitos condomínios contam com um número grande de funcionários. Nesse foco, o objetivo é evitar as práticas irregulares, como horas extras desnecessárias e uso de produtos que são nocivos à saúde, por exemplo.

Ou seja, para quem está buscando uma relação mais clara, harmoniosa e correta dentro de qualquer tipo de condomínio ou negócio, o compliance é uma boa tática para gestores e moradores. Isso fará com que os próprios condomínios, moradores e as pessoas envolvidas estejam fortalecidos nesse tipo de relação.

Outras Notícias