O que é o Fundo de Reserva em condomínios

Blog

O que é o Fundo de Reserva em condomínios

O fundo de reserva de condomínio é uma forma de arrecadar uma determinada quantia para caso haja despesas imprevistas e emergenciais no condomínio, além de acumular para a necessidade de alguma futura reforma. Geralmente, esse valor é descontado todo mês da fatura e destinado para o fundo de reservas. Por conta disso, é comum acumular uma grande quantia e para isso é importante que esse dinheiro seja aplicado em instituições financeiras para não perder seu valor.

Além da arrecadação de fundo já existente, é possível criar outros com objetivos específicos, mas é importante que haja transparência no processo, como, decidir a duração, o valor da arrecadação e o objetivo em uma reunião com todos os moradores, como por exemplo, um fundo de obras – a quantia é reunida para melhorias na infraestrutura do prédio – ou um fundo de equipagem, em que o valor é destinado para tudo que envolva acessórios ou compras diversas para o condomínio.

Nesses casos, especialistas orientam que antes de propor o fundo de arrecadação, buscar fazer um orçamento com empresas terceiras para saber o valor correto para se arrecadar como também o tempo que vai levar para juntar determinada quantia.

Quando um fundo é criado com determinado objetivo, o que pode acontecer é o sindico usá-lo em outro problema. Por mais que não pareça certo, o responsável pode sim usar, mas apenas em caso de emergências, e em seguida, repor o valor retirado e não esquecer de avisar os inquilinos nas reuniões de condomínio, sendo os encontros muito importantes para notificar os moradores de qualquer uso do dinheiro arrecadado.

Importante lembrar que esse dinheiro que está sendo arrecado não deve ser usado pelos moradores para reformas especificas em apenas no seu próprio apartamento. O fundo de reserva é para ser usado em reformas para a melhoria do coletivo, sendo assim, o indivíduo deverá pagar a parte qualquer mudança que afete apenas sua casa ou apartamento.

Outras Notícias