Empresas relatam dificuldades no cadastro de dados no e-Social

Blog

Empresas relatam dificuldades no cadastro de dados no e-Social

O e-Social é uma ferramenta criada pelo governo que reúne os dados trabalhistas, fiscais, previdenciários das empresas em uma só plataforma para serem enviados ao governo, com isso, organizando a folha de pagamento das empresas. O objetivo do programa é consolidar os dados para melhorar o controle de suas informações.

A ferramenta ainda está em testes, apenas patrões de empregados domésticos eram obrigados a usá-lo, mas desde janeiro, empresas de grande porte passaram a ter que enviar seus dados e desde julho as de porte médio. Apenas em novembro de 2018, todas empresas, incluindo MEIs e pequenas empresas deveram enviar seus dados também.

Por mais que o sistema esteja sendo implementado aos poucos, algumas empresas relataram dificuldades com o programa, sendo algumas delas, em atender as exigências do programa; De cadastrar o histórico trabalhista de seus funcionários, pois site vive em constante mudança e exige que as empresas se adaptem; E o principal, muitos temem em levar multas por não conseguirem entregar os dados no prazo.

Esses contratempos ocorrem, porque a ferramenta do e-Social checa todas as informações cadastradas. Por exemplo, se o funcionário entrou na empresa com nome de solteiro e eventualmente casou-se e mudou o nome, é preciso cadastrar o nome atualizado. Dessa forma, as empresas precisam juntar e atualizar todas as informações de seus funcionários antes de cadastrá-los no sistema.

Segundo a Receita Federal em entrevista ao G1, nenhuma empresa será multada no durante o processo de implementação do programa, pois como a plataforma está na fase de ajustes entre os sistemas das empresas e o site do e-Social, somente vão considerar ausente os empregadores que não concluírem o processo de implantação no final do prazo, isto é, o primeiro grupo de empresas terão até o final de agosto para fazerem as mudanças necessárias.

O governo acredita que com a implantação do programa é possível arrecadar cerca de R$ 20 bilhões por ano só arrecadação em só por eliminação de erros, que levam as empresas não pagarem o valor correto.

Outras Notícias