Blog
Estrutura predial: Construção e manutenção
Se você é síndico já sabe que os gastos com limpeza de fachada e reparo de infiltrações representam grande parte do orçamento condominial, não é mesmo? Para ajudar você a entender melhor a importância de cada um desses itens, nós preparamos um material com algumas dicas valiosas. Portanto, foco total e vamos lá!
![](https://secoviunihab.com.br/wp-content/uploads/2018/07/estrutura_predial.jpg)
Tudo começa na construção
Qual síndico nunca presenciou uma discussão causada pelas tão temidas infiltrações? Independente de como ou onde elas surgem, sempre fica aquele dilema de qual morador é responsável pelo reparo do dano. O que muitos não sabem é que o verdadeiro responsável pode ser a construtora quando lá atrás, não fez a impermeabilização da cobertura do prédio. É comum encontrar pessoas que acreditam que apenas o azulejo ou o concreto são capazes de reter a água da chuva. Isso não é verdade! Mais cedo ou mais tarde seu prédio sentirá a falta de um serviço bem executado.
Esse prejuízo com certeza será notado na hora de fazer o planejamento financeiro do condomínio, afinal, o custo de um serviço de impermeabilização enquanto a obra está sendo construída pode representar um valor de 1% a 3% do valor do empreendimento. Agora, se deixar para reparar ao invés de prevenir, o custo poderá passar dos 25%! Por isso, fique ligado!
Existem dois tipos de impermeabilização. Vamos conhece-los?
![](https://secoviunihab.com.br/wp-content/uploads/2018/07/estrutura_img_1.jpg)
Hora da manutenção
Agora que o prédio já está construído, outro aspecto importante é não descuidar da fachada, afinal, ela é o cartão de visitas do prédio e do seu trabalho como síndico, é claro. E, para manter a pintura, janelas e sacadas sempre impecáveis é necessário caprichar na limpeza! Mas, assim como outros itens, esse assunto requer atenção especial.
Segundo o Ministério do Trabalho, 40% dos acidentes laborais acontecem por quedas durante exercício de trabalho em altura e você, como responsável pelo condomínio pode vir a responder solidariamente à empresa contratada em um eventual processo. Por isso, fique sempre atento às nossas recomendações:
- Certifique-se de que a empresa contratada para a limpeza cumpre a NR35, norma de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta o trabalho em altura;
- Garanta que todos os funcionários estejam usando EPI’s (Equipamentos de Segurança Individual). Caso um fiscal verifique que a NR35 não está sendo cumprida, a empresa pode sofrer uma multa que varia entre R$400 e R$6 mil;
- Prédios com mais de 9m de altura são obrigados a utilizar andaimes ou equipamentos de rapel para a limpeza;
- Em geral a limpeza é feita com jatos de pressão que economizam até 80% de água, comparado com o uso de mangueiras regulares. Mas, em casos de muita sujeira, uma esponja com detergente especial pode resolver o problema facilmente;
Não permita que a empresa utilize cloro para limpar as fachadas. O produto pode causar manchas opacidade e até mudar a cor da tinta;
Quanto custa?
O valor é calculado a partir de algumas variáveis:
![](https://secoviunihab.com.br/wp-content/uploads/2018/07/estrutura_img_2.jpg)
Viu só como é importante estar atento aos detalhes na gestão condominial? Esperamos que aproveite todas essas dicas! Até a próxima!