Estrutura predial: Construção e manutenção

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Estrutura predial: Construção e manutenção

Se você é síndico já sabe que os gastos com limpeza de fachada e reparo de infiltrações representam grande parte do orçamento condominial, não é mesmo? Para ajudar você a entender melhor a importância de cada um desses itens, nós preparamos um material com algumas dicas valiosas. Portanto, foco total e vamos lá!

Tudo começa na construção

Qual síndico nunca presenciou uma discussão causada pelas tão temidas infiltrações? Independente de como ou onde elas surgem, sempre fica aquele dilema de qual morador é responsável pelo reparo do dano. O que muitos não sabem é que o verdadeiro responsável pode ser a construtora quando lá atrás, não fez a impermeabilização da cobertura do prédio. É comum encontrar pessoas que acreditam que apenas o azulejo ou o concreto são capazes de reter a água da chuva. Isso não é verdade! Mais cedo ou mais tarde seu prédio sentirá a falta de um serviço bem executado.

Esse prejuízo com certeza será notado na hora de fazer o planejamento financeiro do condomínio, afinal, o custo de um serviço de impermeabilização enquanto a obra está sendo construída pode representar um valor de 1% a 3% do valor do empreendimento. Agora, se deixar para reparar ao invés de prevenir, o custo poderá passar dos 25%! Por isso, fique ligado!

Existem dois tipos de impermeabilização. Vamos conhece-los?

Hora da manutenção

Agora que o prédio já está construído, outro aspecto importante é não descuidar da fachada, afinal, ela é o cartão de visitas do prédio e do seu trabalho como síndico, é claro. E, para manter a pintura, janelas e sacadas sempre impecáveis é necessário caprichar na limpeza! Mas, assim como outros itens, esse assunto requer atenção especial.

Segundo o Ministério do Trabalho, 40% dos acidentes laborais acontecem por quedas durante exercício de trabalho em altura e você, como responsável pelo condomínio pode vir a responder solidariamente à empresa contratada em um eventual processo. Por isso, fique sempre atento às nossas recomendações:

  • Certifique-se de que a empresa contratada para a limpeza cumpre a NR35, norma de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta o trabalho em altura;
  • Garanta que todos os funcionários estejam usando EPI’s (Equipamentos de Segurança Individual). Caso um fiscal verifique que a NR35 não está sendo cumprida, a empresa pode sofrer uma multa que varia entre R$400 e R$6 mil;
  • Prédios com mais de 9m de altura são obrigados a utilizar andaimes ou equipamentos de rapel para a limpeza;
  • Em geral a limpeza é feita com jatos de pressão que economizam até 80% de água, comparado com o uso de mangueiras regulares. Mas, em casos de muita sujeira, uma esponja com detergente especial pode resolver o problema facilmente;

Não permita que a empresa utilize cloro para limpar as fachadas. O produto pode causar manchas opacidade e até mudar a cor da tinta;

Quanto custa?

O valor é calculado a partir de algumas variáveis:

Viu só como é importante estar atento aos detalhes na gestão condominial? Esperamos que aproveite todas essas dicas! Até a próxima!

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