Blog
Conheça o eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas
A tecnologia é uma realidade que já está totalmente inserida no nosso dia a dia, facilitando o envio de informações o tempo todo, agora também para o INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho. Isso mesmo! A plataforma eSocial já é uma realidade e permite que esses envios aconteçam por meio de um único lugar! Legal, não é mesmo?
O eSocial é a sigla para Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, e se você administra um condomínio que fatura acima de R$78 milhões, já pode começar a utilizar! Vale lembrar que a prestação de contas online é será obrigatória a partir do dia 1 de julho de 2018. Então, se você optou pela autogestão, procure se informar com o seu contador como será a adesão à mudança.
Dentre as vantagens de se utilizar o sistema está a maior organização e planejamento da gestão e a rapidez, já que as informações dos funcionários do condomínio chegarão quase que em tempo real, garantindo 100% de transparência no processo. Além disso, para quem contrata funcionários terceirizados, o sistema é a garantia de que os recolhimentos devidos estão sendo feitos corretamente.
Confira quais informações poderão ser enviadas por lá:
- GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
- CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
- RAIS - Relação Anual de Informações Sociais.
- LRE - Livro de Registro de Empregados
- CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho
- CD - Comunicação de Dispensa
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
- DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
- DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
- QHT – Quadro de Horário de Trabalho
- MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
- Folha de pagamento
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
- GPS – Guia da Previdência Social
A implantação do sistema será por fases, por isso, nem todas as informações já poderão ser enviadas a partir do dia 1º. Confira na tabela abaixo o cronograma disponibilizado pela Receita Federal.
Multas
Outro aspecto importante é que muitos condomínios se utilizam de um certo ‘jeitinho’ para evitar pagar as multas correspondentes ao envio de informações incorretas sobre os funcionários. Essa realidade deve mudar com o eSocial. Por isso, síndico, ainda que seus colaboradores sejam terceirizados, faça o cadastro da empresa no sistema e oriente sua equipe a manter seus dados atualizados para não arcar com multas.
Falando nelas, vamos analisar o valor de algumas multas?
Viu só como além de prática a plataforma eSocial é extremamente importante para a saúde da sua gestão condominial? Então aproveite essas dicas e não deixe de conferir as próximas!