Bancos baixam os juros: entenda como isso afeta as transações imobiliárias

Blog

Bancos baixam os juros: entenda como isso afeta as transações imobiliárias

Em abril a Caixa Econômica Federal, principal fornecedor de crétidos para financiamento imobiliário do país, anunciou uma queda nos juros cobrados neste tipo de transação. Por consequência, outros bancos reagiram e começaram também a baixar as taxas de suas linhas de financiamento, algumas, inclusive, chegam a superar as vantagens oferecidas pela Caixa.

Confira na tabela as taxas de juros efetivos cobrados pelas instituições em maio de 2018 e as condições de financiamento de cada um.

Para quem não sabe, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é usado para financiar imóveis de até R$800 mil em todo país, com exceção de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde o limite é maior, R$950 mil. Se o imóvel passar desse valor, deve ser financiado pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Essa baixa também pode ser explicada pelo constante sentimento de renovação que o país apresenta, tanto política quanto economicamente. Desta forma, os financiamentos imobiliários estão cada vez mais seguros, o que influencia na flexibilidade das taxas bancárias. Além disso, segundo especialistas, com a constante baixa da taxa Selic promovida pelo Copom (Comitê de Política Monetária), era basicamente impossível continuar mantendo os juros altos.

Dicas para os corretores:

  • Ainda que a Caixa esteja com taxas mais competitivas atualmente, é possível que a alta demanda faça com que esse crédito não esteja disponível, o que não acontece com os bancos privados, por exemplo;
  • Aconselhe seu cliente a analisar o valor total da compra, ou seja, o Custo Efetivo Total (CET), além da taxa de juros. Muitas vezes, as taxas são mais baixas, mas outras despesas encarecem o financiamento, fazendo com que não valha tanto a pena no final;
  • Procure oferecer financiamentos baseados nas necessidades dos seus clientes. Se eles precisam dar uma entrada menor, talvez seja interessante procurar bancos privados que financiem até 80% desse valor.

Outras Notícias