Aplicativos e a gestão condominial

Blog

Aplicativos e a gestão condominial

Há vinte anos você imaginava que seria quase impossível viver sem celular? É uma realidade que se contássemos poucos acreditariam, afinal, pensar em transmissões de vídeo em tempo real, e na palma da mão nos anos 80 era, literalmente, coisa de filme. Graças ao avanço tecnológico o cenário mudou e hoje aparelhos como os smartphones nos acompanham em inúmeras tarefas, inclusive no trabalho. E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje: aplicativos e a gestão condominial.

Vamos começar com uma pergunta simples: há quantos minutos você checou o Whatsapp pela última vez? Provavelmente não passa de dez, não é mesmo? Isso acontece porque a ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço ao promover uma comunicação simples e eficaz entre duas ou mais pessoas. Basta ter acesso a internet – móvel ou wifi- para trocar mensagens instantâneas com amigos, familiares e contratos profissionais.

E, se usássemos essa ferramenta como um instrumento de gestão condominial? Alguns síndicos já aplicam, com sucesso, essa técnica que aproxima as pessoas. Entre as vantagens de se criar um grupo com síndicos, funcionários e moradores, está a comunicação em tempo real e a propagação de uma única mensagem para todos os envolvidos. Isso evita que o morador A diga que o B falou X enquanto ele disse Y, dando fim ao famoso ‘telefone sem fio’. Deu para entender?

Além disso, ele possibilita a criação de laços entre os moradores, que podem resolver seus problemas entre si, evitando levar assuntos pequenos ao síndico. Outro ponto importante é a possibilidade de criar grupos entre os conselheiros do condomínio, para decidirem assuntos importantes ou ainda enviar fotos de obras condominiais para os administradores terceirizados, quando for o caso.

O problema é que nem todos se sentem confortáveis em estar disponíveis basicamente 24h por dia. Nestes casos, a solução pode ser criar um grupo no Facebook para condensar as informações, dando a opção para os moradores acessarem apenas quando quiserem e tiverem tempo livre. Mas, é importante ficar atento a algumas posturas que devem ser adotas nos grupos de Whatsapp e Facebook. Vamos conferir algumas?

  • Converse apenas sobre assuntos do interesse de todos;
  • Evite entrar em discussões;
  • Se quiser falar especificamente com uma pessoa, chame-a no privado.

Se você, síndico, quiser ir ainda mais além na eficiência da sua gestão, conte com os aplicativos e sistemas desenvolvidos especialmente para o mercado condominial. Hoje, é possível ganhar praticidade na gestão ao permitir facilidades como emissão de segunda via da taxa condominial, reserva de salão de festas e registro de controle de segurança online.

Estes sistemas apresentam ainda outra vantagem: mantém um histórico das gestões e deixa disponível as informações que podem ajudar a nova administração. E, por fim, alguns disponibilizam chats para conversas entre síndicos e moradores que, mais uma vez, ficam registradas, podendo ser consideradas como documentos oficiais caso seja preciso legalmente.

E aí, síndico? Que tal começar a usar a tecnologia a seu favor?

Outras Notícias