Checklist contra incêndio

Blog

Checklist contra incêndio

Você, síndico, já deve saber que os cuidados contra incêndios são parte fundamental da segurança de um condomínio. Mas, será que ele está realmente protegido? Confira o checklist a seguir e saiba se o prédio está realmente preparado para agir nesses casos.

1. Equipamentos

É importante destacar que as manutenções devem ser realizadas anualmente em extintores e mangueiras. Além disso, verifique se os equipamentos e a empresa responsável pela manutenção possuem a aprovação do INMETRO.

E ah! Na hora de levar os extintores para recarga, a empresa é OBRIGADA a deixar outros extintores à disposição no condomínio, afinal, ele precisa estar protegido 100% do tempo!

Sabe a empresa que limpa regularmente a sua caixa d’agua? Ela pode executar o serviço de checagem dos hidrantes. Aproveite para incluir esse serviço nas manutenções e economize!

Falando em hidrantes, peça para que o zelador verifique semanalmente se a mangueira está enrolada corretamente e se dispõe de bico e chave “Storz”. Além disso, nem a mangueira, nem a caixa de hidrante devem conter água para evitar danos aos acessórios.  Lembre-se sempre: o registro do barrilete do hidrante deve ficar sempre aberto!

As portas corta-fogo, assim como as escadas, devem ficar sempre desobstruídas e precisam fechar sozinhas após serem abertas. Para garantir isso, a manutenção das molas deve ser realizada a cada 6 meses por uma empresa especializada em segurança contra incêndio, com serviços certificados pela NBR 11 742.

Outro aspecto importante é sinalizar que os elevadores NÃO devem ser utilizados em caso de incêndio. Usar as escadas pode salvar vidas! Por isso, não deixe nada que impeça a passagem e instale corrimãos chumbados na parede, na altura recomendada pelo corpo de bombeiros e verifique se as luzes de emergência estão em perfeito funcionamento.

2. Brigada de incêndio

Você sabia que nos condomínios residenciais 80% dos funcionários devem, obrigatoriamente, participar do curso de brigadista? Além disso, cada andar do prédio precisa ter um representante que pode ser um morador.

Para ser um brigadista a pessoa precisa:

  • Ser maior de 18 anos e ser alfabetizado;
  • Conhecer bem as instalações;
  • Ter boa saúde e condicionamento físico;
  • Participar do curso anual de oito horas sobre aspectos importantes como primeiro socorros e manuseio de extintores e mangueiras.

E ah! Se mais da metade dos brigadistas se mudarem, o condomínio precisa providenciar uma aula de reciclagem!

Outro aspecto importante que envolve o Corpo de Bombeiros é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, emitido a cada três anos que comprova que o condomínio está em dia com a segurança contra incêndio. Dentre os itens verificados estão as escadas, extintores, hidrantes e armazenamento de produtos inflamáveis em excesso.

Lembre-se: caso o condomínio esteja irregular, com o laudo vencido ou com poucos brigadistas, pode ser difícil conseguir receber a verba prevista no seguro.

3. Rotas de Fuga e Plano de emergência

Não deixe de realizar simulações de evacuação no prédio. Quem pode fazer isso é uma empresa especializada em segurança do trabalho que vai se basear no plano de emergência que deve conter:

  • Procedimentos do supervisor;
  • Procedimentos da brigada de incêndio e dos ocupantes do prédio;
  • Planta do edifício;
  • Localização do equipamento de combate a incêndio;
  • Localização das vias de fuga;
  • Ponto de reunião fora do edifício.

E ah! Não esqueça de verificar se a rota de fuga esta sinalizada com cartazes fotoluminescentes, aqueles que brilham no escuro, sabe? As placas devem conter o número do andar, sentido do térreo e localização de hidrantes, extintores e alarmes.

Quer uma dica final? Invista na manutenção e melhorias da parte elétrica do condomínio, afinal, curtos circuitos são responsáveis por boa parte dos incêndios do condomínio. Alguns sinais de que é necessária uma intervenção são:

  • Queda constante de energia;
  • Luzes piscando;
  • Tomadas que esquentam;
  • Pequenos choques nas tomadas;
  • Quedas dos disjuntores;
  • Eventuais cheiros de queimado ou de fumaça.

Viu como é fácil manter a segurança do seu condomínio? Se você já pratica essas atitudes, parabéns! Se não, é sempre tempo de mudar!

Boa gestão!

Outras Notícias