5 dicas indispensáveis na hora de fotografar um imóvel

Blog

5 dicas indispensáveis na hora de fotografar um imóvel

Você compraria algo online sem ver a foto? A sua resposta provavelmente foi não, certo? Então você já conhece a importância da fotografia nas relações de compra. E, se para comprar um simples acessório a foto é indispensável, imagina para fazer um grande investimento em imóveis. Por isso, hoje trazemos algumas atitudes que você deve evitar na hora de tirar uma boa foto da sua cartela. Vamos lá?

Escolha bem a sua Lente

A lente ‘fish eye’ ou ‘olho de peixe’ é muito utilizada neste tipo de fotografia, mas, não é a mais indicada. Apesar de trazer um efeito artístico e conseguir captar um grande número de informações na mesma foto, ela distorce o ambiente e pode não passar as informações de forma correta, afinal, com ela é impossível ter noções de profundidade e proporções.

Então aposte sempre no básico. Uma foto simples, mas bem-feita é muito melhor que qualquer outro artifício. Mas, se quiser inovar, opte pelas fotos 360º que promovem um verdadeiro tour virtual pelo imóvel.

Não pese a mão no Photoshop

Um erro muito comum de quem começou recentemente a fotografar é justamente tentar esconder a bagunça da casa na hora da edição. Em linhas gerais, as fotos nunca devem ser editadas, especialmente os defeitos do imóvel, afinal, nada mais chato do que ter o cliente interessado e, na hora da visita, ver a animação passar na mesma hora que ele encontra uma rachadura que não estava na foto!

Por isso, evite usar a edição de imagens e, se for necessário, deixe este trabalho nas mãos de um profissional qualificado!

Limpeza é primordial

Basta fazer uma pesquisa rápida na internet para encontrar fotos de imóveis com camas bagunçadas, pias cheias de louça ou restos de material de construção e fios soltos. O corretor que se propõe a fotografar os imóveis não pode esquecer que a principal função delas é instigar a imaginação do cliente, fazendo com que ele perceba que ali pode ser o lugar ideal para viver seus melhores momentos.

Então sempre peça para o dono do imóvel fazer AQUELA faxina antes da sessão de fotos, ok?!

Banheiros

Esse cômodo merece um tópico só para ele. Assim como as outras partes da casa, ele também não pode estar bagunçado, afinal, já é um lugar de difícil iluminação e a bagunça pode passar a impressão de que o banheiro é ainda menor. Por isso, siga esses passos:

  • Retire o lixo do banheiro antes de fotografar;
  • Mantenha a tampa da privada fechada;
  • Retire toalhas ou roupas sujas;
  • Não deixe visível objetos pessoais como escova de dentes, xampu, condicionador, etc.;
  • Procure colocar toalhas limpas que combinem com a decoração do ambiente.

Não mostre as pessoas!

Sabe quando você vê uma foto e um detalhe acaba tirando todo o foco do objeto principal? É isso que acontece quando tiramos fotos onde aparecem os atuais moradores da casa. Lembre-se sempre: o objetivo da fotografia é promover uma avaliação antecipada do imóvel pelo seu cliente, então nada e nem ninguém pode atrapalhar este momento.

Quer mais uma dica? Explique para os moradores que é necessário que eles se retirem do cômodo para que ele seja retratado da melhor forma possível. Seja educado e faça-os perceber que só existem vantagens em executar um bom trabalho!

Gostaram das nossas dicas? Então mãos à obra e boas fotos!

Outras Notícias