Visitantes devem seguir as regras do condomínio?

Blog

Visitantes devem seguir as regras do condomínio?

Você, seja síndico ou morador, já viu alguém infringindo as leis do condomínio e, quando alertado, o mesmo alegou que era apenas um visitante? Pois é. Esta situação é mais comum do que imaginamos e pode causar inúmeros problemas. Afinal, as leis e o regimento devem ser cumpridos por todos moradores ou não.

Quando todos não agem respeitando as normas problemas podem acontecer, principalmente para os funcionários que precisam lidar com a insistência de visitantes que muitas vezes não querem esperar a autorização do morador para subir ou se identificar corretamente. Nestes casos, infelizmente é comum que porteiros e zeladores sejam agredidos por apenas cumprirem ordens.

Outro problema chave é que o que vale para um deve valer para todos. Assim, se alguém, ainda que visitante, começa a descumprir as regras, outros moradores e prestadores de serviço podem se sentir no direito de fazer o mesmo, o que gera uma verdadeira bola de neve de maus comportamentos, algo que certamente atrapalhará o bem-estar e a convivência dentro do condomínio.

O questionamento que fica é: se em lugares públicos, como bancos, shoppings, praças, todos devem seguir as regras, por que em um condomínio alguém se sente no direito de fazer o que quiser apenas por não residir ali? Este tipo de comportamento não pode ser tolerado!

Por isso, síndico, instrua seus funcionários para não abrirem nenhuma exceção e alertarem os moradores responsáveis pelos visitantes de suas condutas impróprias. Algumas situações também podem ser evitadas, como quando alguém externo ao condomínio aluga o salão de festas e não respeita o horário de silêncio, usa vagas de garagem que não são suas ou ainda deixam de cuidar dos equipamentos disponíveis. Uma boa solução, nestes casos, é estipular em assembléia que ninguém fora do condomínio possa usufruir das áreas comuns aos moradores. Parece radical, mas é bem melhor do que lidar com estes possíveis problemas no futuro.

Mas, o que a lei diz? Em seu livro “Condomínio e Incorporações”, o jurista Caio Mario Pereira entende que: “sentindo o imperativo de estatuir regras de comportamento convenientes à tranqüilidade, ao conforto, à higiene do edifício, em proveito de todos, a norma regulamentar interna tem a natureza de lei particular daquele agrupamento, aplicável aos seus membros como a qualquer estranho que penetre no seu recinto. ”

Este deve ser o mesmo argumento utilizado pelos funcionários e moradores que, é claro, devem ser os primeiros a dar o exemplo, afinal, eles é quem tem responsabilidade por quem os visita, não é mesmo? Converse com os moradores para que eles avisem, com antecedência seus visitantes sobre as normas e regulamentos internos. Você também pode utilizar placas e cartazes nas áreas comuns para que as principais regras fiquem claras e ao alcance de todos!

Outras Notícias