A importância da hierarquia no condomínio

Blog

A importância da hierarquia no condomínio

Segundo o dicionário, hierarquia é a “organização fundada sobre uma ordem de prioridade entre os elementos de um conjunto ou sobre relações de subordinação entre os membros de um grupo, com graus sucessivos de poderes, de situação e de responsabilidades. ” Ela é importante para conseguir manter a ordem e o bom convívio na sociedade, seja em uma empresa, família ou no condomínio.

No condomínio as responsabilidades são divididas entre o síndico, subsíndico, conselheiros, funcionários e moradores. Esta ordem ajuda a ilustrar as funções e responsabilidades de cada um dentro desta grande empresa. O problema é que, no dia a dia estas atribuições podem ficar um pouco confusas e sempre tem alguém fazendo o que era responsabilidade de outra pessoa, e isso pode criar conflitos e rusgas que chamamos de choque de autoridade.

Isso pode acontecer quando não está claro para todos o que cada um deve fazer. Imagine a seguinte situação: na assembléia geral ficou definido que o condomínio não aceita animais de estimação. Aí, chega um novo morador e pergunta para um conselheiro se pode ou não levar o animal. O conselheiro se comove com a situação e acaba permitindo a estadia do animal. Isso retira a autoridade do síndico que, neste momento, ainda tem que ouvir argumentos como ‘o conselheiro me autorizou a ter o animal’. Difícil de lidar, não é mesmo?

O grande problema é que o Conselho Fiscal é eleito para fiscalizar as contas do condomínio e tomar as responsabilidades para si, quando o síndico estiver agindo de forma irregular. Mas este poder só é dado ao conselho, caso haja a comprovação de alguma irregularidade. Antes disso, os conselheiros não têm poder para interferir nas deliberações do síndico.

O ideal é sempre ter uma boa conversa e manter o diálogo aberto entre todos os que possuem alguma função no condomínio, mas, se isso não for possível, o síndico pode recorrer a mediação com um advogado para conseguir fazer com que a sua autoridade seja entendida e respeitada por todos. Afinal, por lei, o síndico é a autoridade máxima dentro de um condomínio e quando algo sai errado é ele quem é penalizado e julgado legalmente. Por isso, síndico, mantenha sempre esta informação clara para todos do condomínio e aproveite a sua gestão!

Outras Notícias