22 de março – Dia Mundial da Água: saiba como evitar o desperdício!

Blog

22 de março- Dia Mundial da Água: saiba como evitar o desperdício!

Você já tentou viver um dia sem água? Isso é impossível, afinal, ela está presente em tudo! Da torneira da sua casa até os alimentos que você consome diariamente, já que as frutas, vegetais e os animais também precisam dela para se desenvolver. Mas este é só o primeiro motivo que temos para economizá-la.

Dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, apontam que no planeta todo o volume de água gira em torno de 1,4 bilhões km³. Isso é muita coisa! Por outro lado, deste total, 97,5% está nos oceanos, ou seja, é água salgada, imprópria para o consumo humano! Se fizer as contas, vai perceber que sobram 2,5% de água doce, onde 2,2% está nas calotas polares, restando apenas 0,3% de água disponível em lagos, rios e lençóis freáticos que, muitas vezes, estão totalmente poluídos. Agora ficou mais claro a importância de se economizar água?

Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! Aqui vão algumas dicas que vão ajudar, e muito, o seu dia a dia e o planeta!

Na hora de escovar os dentes sempre feche a torneira e, ao lavar a louça, procure deixa-la de molho com um pouco d’água por alguns minutos. Você vai ver que será necessário muito menos esforço e água corrente para deixar pratos e talheres limpinhos. Aliás, não esqueça de sempre ensaboar a louça antes de enxaguar: uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros d’água!

Quem mora em casa pode aproveitar para guardar a água da chuva para regar as plantas, lavar a calçada, o carro, a bicicleta… Ao substituir a mangueira pelo balde, ainda que por 30 minutos, você deixará de liberar cerca de 560 litros de água! O importante é usar com consciência e perceber onde você mais desperdiça. Por exemplo: o que você faz com a água que sai da máquina de lavar? Por que não armazenar esta água para usar na limpeza da casa?

Esta dica vale para todos: evite banhos demorados! Cinco minutos são o suficiente para ficar limpo e ainda aproveitar esse momento de relaxamento. Quer um incentivo? Lembre-se que a cada 15 minutos, uma ducha libera 135 litros d’água que vai direto para o ralo! Seja consciente!

Se você tiver uma empresa ou for responsável pela administração de um condomínio, experimente sugerir a substituição das caixas de descarga convencionais por modelos que permitem o duplo acionamento, liberando mais ou menos água de acordo com o uso. Outra ótima ideia é instalar torneiras com sensores, que abrem e fecham apenas quando necessário. O investimento voltará rapidamente na economia da conta de água que pode chegar a 40%!

Por fim, cheque os vazamentos, afinal, um pequeno gotejamento pode desperdiçar cerca de 45 litros de água por dia! Não sabe como verificar? Então confira mais algumas dicas:

• Feche o registro do hidrômetro; abra a torneira e espere toda água escorrer; coloque um copo cheio de água na boca da torneira: se a água do copo for sugada é sinal de vazamento nas instalações internas! Chame um especialista!;

• Feche o registro hidrômetro, as torneiras da casa e não use os sanitários; marque o nível de água na caixa e aguarde uma hora: se o nível estiver mais baixo é sinal de vazamento nos canos ou nos sanitários;

• Jogue pó de café no vaso sanitário e observe: se o pó de café derreter ou desaparecer é sinal de vazamento na válvula ou caixa de descarga;

• Para saber se há vazamentos entre o hidrômetro e a cisterna/caixa d’agua basta levantar a bóia para impedir a entrada de água e verificar o ponteiro do hidrômetro: se ele continuar girando, há vazamento;

Outras Notícias