Pandemia faz aumentar problemas com condôminos antissociais

Notícias

Pandemia faz aumentar problemas com condôminos antissociais

Março de 2022

Um dos principais problemas enfrentados pelos síndicos de condomínios durante a pandemia são os condôminos antissociais.  Sempre problemáticas, são pessoas que não têm cortesia com os vizinhos, nem respeito pelas normas de convivência e que por vezes até atentam contra o patrimônio coletivo. O problema tornou-se ainda maior durante os últimos dois anos, com as pessoas confinadas em seus apartamentos por longos períodos.

A advertência é o primeiro passo. Se houver reincidência, a próxima ação é aplicar uma multa. Quando o comportamento extrapola os limites da má educação e chega a inviabilizar a convivência, o síndico pode apelar para normais judiciais.  O artigo 1337 do Código Civil,  que trata de direitos e deveres dos condôminos, prevê a possibilidade de multa para quem quebra constantemente as regras condominiais, de acordo com a gravidade da situação. Quando nem isso é suficiente para coibir o mau comportamento, em situações extremas é possível que o condomínio entre com ação na justiça para limitar o acesso do morador e mesmo expulsá-lo do imóvel. Para isso são necessárias provas incontestáveis dos atos praticados, nas mais diversas formas (podem ser vídeos, atas, cartas, depoimentos).

Nenhum síndico quer enfrentar um problema desses até as últimas consequências, mas se necessário, há respaldo na lei para que possa restabelecer a ordem no condomínio.

Outras Notícias