Modelo de negócios: a importância de definir e planejar

Notícias

Modelo de negócios: a importância de definir e planejar

Março de 2022

Quem está montando uma empresa sabe a importância de fazer um plano de negócios. Nessa hora, é preciso colocar de forma clara as atividades, recursos, fontes de receitas, mix de clientes, entre outros fatores que vão influenciar no futuro empresarial.

Nesse momento também é preciso definir que modelo de negócios sua empresa irá adotar. Algumas decisões são simples, afinal, basta avaliar como quer atuar no mercado. Entretanto, conhecer suas opções pode levar você a considerar novas possibilidades, que poderão nortear o futuro do seu empreendimento.

Aqui estão alguns modelos de negócios atuais que fazem sucesso e que podem ajudar na tomada de decisão:

Franquia

Numa franquia o empreendedor tem o respaldo de uma marca já consolidada, que lhe fornece treinamento, know how, apoio em marketing e produto. Em contrapartida, paga-se uma taxa de adesão, além de parte dos lucros. O modelo de franquia é possível nas mais diversas áreas, de alimentação a escolas de idiomas e informática.

Economia compartilhada

É a chamada “uberização”, que prevê o compartilhamento de produtos e serviços. Iniciado pela Uber (empresa que em 10 anos alcançou o valor de 60 bilhões de dólares, sem possuir um só carro), esse modelo pode ser aplicado nos mais variados segmentos. Para isso, é preciso conectar pessoas que oferecem um produto ou serviço a outras que precisam dele.

Modelo Assinatura

Mais um modelo de negócio recente: nele, o cliente paga periodicamente para ter acesso a um produto ou serviço. O mais popular no Brasil é a Netflix, mas já há modelos nacionais de assinatura para carros, helicópteros e até mansões.

Freemium

Como várias redes sociais, neste modelo a ideia é oferecer gratuitamente recursos de um produto ou serviço. Após cativar o usuário, você o convida a mudar para uma versão premium, que é paga, e oferece mais possibilidades. Uma das principais vantagens é formar uma base ampla de clientes potenciais. No Brasil, entre outros, temos o exemplo do Spotify.

Marketplace

Bastante recente, o marketplace funciona como uma loja virtual que reúne vários empreendedores. Os produtos ou serviços são expostos e vendidos, e em troca, a empresa hospedeira recebe um percentual de cada transação. Um exemplo de sucesso é o Mercado Livre.

E então, algum desses modelos atraiu sua atenção? Pesquisa, avalie e escolha a melhor opção para fazer seu negócio crescer e prosperar.

Outras Notícias