Cresce número de síndicos profissionais

Notícias

Regional Norte promove workshop sobre segurança em condomínios com conferencista internacional

Março de 2022

O mercado de condomínios tem cada vez mais optado por síndicos profissionais. Essa tendência de crescimento já foi identificada e está trazendo mudanças para o segmento, apesar de ainda serem minoria nos empreendimentos.  Atualmente, cerca de 20% dos condomínios contratam síndicos profissionais.

Entre os benefícios da contratação desse profissional está a transparência nas contas do condomínio, com foco na saúde financeira do local. A gestão é baseada em planejamento, analisando as prioridades das necessidades e demandas dos condôminos. Sendo uma pessoa qualificada para o trabalho, ele também poderá gerir de forma imparcial os eventuais conflitos entre os moradores, uma vez que não tem o envolvimento natural de um síndico-morador.

A contratação do síndico profissional é feita por votação em assembleia. Para definir os honorários, devem ser levados em consideração o horário de trabalho, disponibilidade, número de visitas ao condomínio, quantidade de unidades do empreendimento e tamanho da equipe de funcionários. O pagamento é feito por meio de notas fiscais, sendo que o regime de trabalho habitualmente é o Microempreendedor Individual (MEI).

Em relação ao síndico-morador, a desvantagem do síndico profissional está em um menor conhecimento do dia a dia do condomínio. Além disso, por ser membro da comunidade do empreendimento, o síndico morador tem normalmente maior comprometimento com as melhorias do prédio, uma vez que é beneficiado diretamente por toda valorização que ocorrer o imóvel.

Outras Notícias