Dia da Mulher – Dicas às futuras e atuais líderes

Notícias

Dia da Mulher – Dicas às futuras e atuais líderes

A igualdade de gênero e inclusão são pautas vigentes dentro das organizações. No entanto, na prática, percebemos uma grande disparidade entre a atuação de mulheres e homens em posição de liderança. Em 2015 pesquisas apontaram que o Brasil é o terceiro país que menos promove mulheres a cargos de liderança. Em contrapartida, a consultoria McKinsey constatou através de estudo realizado em 2020 que, quando os colaboradores enxergam igualdade entre as oportunidades para homens e mulheres a empresa tem 93% de chance de alcançar um maior desempenho financeiro comparado com os concorrentes.

Especialmente em homenagem ao dia da mulher criamos esse e-book para trazer dicas às futuras e atuais líderes que impulsionam a diversidade entre as equipes, criam um impacto positivo na cultura da empresa e fomentam um excelente desempenho nos negócios.

1 – Confie na sua capacidade

Uma das maiores características de um líder é confiar na sua competência e decisões, por isso é fundamental trabalhar a autoconfiança em uma posição de liderança.

Sabemos que culturalmente as mulheres muitas vezes sentem o peso da necessidade de se provar capazes, já que parece ser mais “comum” o homem estar à frente da liderança na organização.

Conhecer seus pontos fortes, suas habilidades e seus feitos a ajudará a lembrar que você merece estar na posição de liderança. Acredite que você pode superar os desafios com maestria e que é capaz de tomar as melhores decisões pela sua equipe e organização.

2 – Pratique inteligência emocional

É fato que sempre haverão dificuldades e obstáculos a serem superados, saber lidar com os percalços que aparecem pelo caminho é essencial para qualquer líder. A prática da inteligência emocional permite um controle racional para reagir com tranquilidade e assertividade no posicionamento e decisões a serem tomadas mesmo em momentos desafiadores.

Uma boa líder demonstra determinação, confiança e persistência na superação de crises e dificuldades.

3 – Esteja em constante desenvolvimento

É preciso buscar o próprio desenvolvimento constantemente. Ter planos e metas claras sobre a sua carreira permite que você identifique áreas para melhoria e vá atrás de ferramentas para se capacitar melhor.

Se manter sempre atualizada e investir em capacitações, seja em áreas técnicas ou no desenvolvimento de soft skills, será um fator de destaque como líder dentro do mercado.

4 – Escolha organizações com base em seus valores pessoais

Saiba escolher as organizações para trabalhar com base nos seus valores pessoais. Esse é um fator chave para que você se sinta à vontade para ser quem você genuinamente é e assim tenha o melhor desempenho possível como líder.

É muito importante acionar o sentimento de pertencimento dentro de uma organização. Considerando que grande parte do seu tempo será dividido com colegas de trabalho é fundamental escolher um ambiente que tenha afinidade com suas preferências pessoais.

5 – Fomente sua rede de contatos

É fundamental preservar e desenvolver bons relacionamentos, afinal: pessoas ajudam pessoas. É importante para um líder fomentar ativamente sua rede de contatos pessoais e profissionais.

Esse networking pode ser valioso para troca de informações, experiências e parcerias.
Construir uma rede de contatos pode ajudar a incentivar, apoiar e orientar sua jornada de liderança.

Se coloque em situações de exposição a novas pessoas, como eventos; palestras; reuniões e qualquer ocasião que você identifique como uma boa oportunidade de criar novas relações. Já que um bom networking muitas vezes é a base para o sucesso.

6 – Não recorra a chamada liderança masculinizada

Nunca se equivoque ao pensar que é necessária uma liderança masculinizada para se alcançar grandes objetivos como líder. Ao contrário, utilize das características inerentes ao tipo de liderança feminina como a visão mais holística e sensível, valorizando conexão entre os colegas de trabalho; integração da vida profissional e pessoal e demonstração de vulnerabilidade.

Proporcionando um ambiente de maior acolhimento e aceitação os colaboradores muitas vezes se sentem mais motivados a entregar o seu melhor no trabalho também. O caminho para a liderança feminina visa crescer aprendendo e evoluindo como parte de uma equipe, em uma dinâmica profissional, porém de empatia.

Outras Notícias